O que é naturopatia?
Naturopatia é um sistema de tratamento que usa recursos e elementos da natureza para preservar, restaurar e promover a saúde. A Naturopatia Integrativa une as principais terapias naturais, para cuidar e curar problemas e desequilíbrios a nível físico (corpo humano), psicoemocional (mente) e energético (campos sutis).
A Naturopatia integra as principais terapias naturais: terapia floral (utiliza os florais) fitoterapia (uso das plantas medicinais), aromaterapia (utiliza os óleos essenciais), litoterapia (uso dos cristais), cromoterapia…
Além disso, esta terapia não foca apenas no sintoma, mas sim, em tudo que envolve o indivíduo, ou seja, ela busca a raiz de cada questão desde os níveis energéticos, emocionais até o corpo físico.
É muito comum nos tratamentos convencionais, focarem apenas no sintoma e nas queixas principais. É como se tentassem apagar um incêndio só focando em alguns pontos da chama, ao invés de além de apagar o fogo, também acabar com o que está de fato causando o incêndio.
A terapia natural age exatamente nesta falha, buscando através dos recursos naturais, agir na causa do problema, nos sintomas presentes, e além disso, nos sintomas secundários que muitas vezes também são presentes.
Por exemplo, um caso de dor de cabeça. A dor de cabeça não é igual para todo mundo. Nem foi causada pelo mesmo motivo. Principalmente se não for algo pontual, o ideal é entender o motivo da dor de cabeça estar surgindo com frequência. Será que vem de um estresse (causa emocional)? Será que é por conta da necessidade de usar óculos (causa física)?
E ainda, a dor de cabeça tem sintomas secundários, como a insônia por exemplo?
Então, neste caso, com as terapias da natureza, iremos aplicar seus recursos de modo a agir no sintoma, na causa e também nos sintomas secundários.
Falei com mais detalhes aqui:
E não esqueça de conhecer mais sobre nossa formação em Naturopatia Integrativa.
Até a próxima!