Instituto Naturale

Camomila: o que é, pra que serve, benefícios, como usar

Camomila: o que é, pra que serve, benefícios, como usar

Camomila: o que é, pra que serve, benefícios, como usar? A camomila é uma planta medicinal incrivelmente poderosa quando sabemos usar da maneira correta de fato. Vamos ver então, as indicações e formas de aplicação desta planta:

Camomila: o que é, pra que serve, benefícios, como usar
Camomila: o que é, pra que serve, benefícios, como usar

O que é camomila?

A camomila (Matricaria recutita) é uma das plantas medicinais mais utilizadas e conhecidas por todas idades. E não é atoa, ela possui diversas propriedades terapêuticas. A maioria dos estudos mostra atividade medicinal especialmente em suas flores.

os poderes da camomila
os poderes da camomila

 

É por isso que, é necessário sempre que você for utilizar a camomila com intuito de tratamento, você escolha comprar (caso não seja fresca), observando que vem bastante flor, pétalas e miolo, no pacote.

Quais os benefícios da camomila?

A camomila tem uma série de benefícios. Uma das propriedades mais conhecidas dela, é a calmante. Além disso, ela é calmante para a pele, cicatrizante, antimicrobiana, super anti-inflamatória, antiespasmódica…

Os componentes principais da camomila são os azulenos, terpenóides e flavonoides.

Os azulenos têm propriedades anti-inflamatórias, cicatrizante, calmante para pele.

Já os terpenoides, dentre eles o bisabolol e o camazuleno, são super anti-inflamatórios, cicatrizantes, antimicrobianos, antialérgicos.

A apigenina que é um flavonoide presente na camomila, confere a propriedade calmante e ansiolítica, além de antioxidante e neuroprotetora.

Como usar a camomila?
Como usar a camomila?

Pra que serve a camomila? Quais suas indicações?

Por conta das propriedades medicinais da camomila, ela é uma planta indicada para prevenção, tratamento e cura de diversos sintomas e questões a nível física, emocional e energético também.

Pela propriedade ansiolítica, a camomila age no tratamento de quadros de insônia, ansiedade, estresse, agitação mental.

Pela propriedade calmante, anti-inflamatória, anti-alérgica e cicatrizante para a pele, ela trata coceiras, psoríase, eczema, vermelhidão, alergias, picadas de inseto, queimaduras, entre outros.

Pela atividade antimicrobiana, a camomila ajuda combater infecções especialmente de origem bacteriana, seja interna ou externamente.

A ação neuroprotetora e antioxidante traz saúde para o cérebro.

São muitas indicações desta florzinha maravilhosa!

Como usar a camomila?

São muitas formas possíveis de usar a camomila para obter todos seus efeitos terapêuticos. Tanto interna quanto externamente, existem aplicações variadas da fitoterapia, dependendo de cada questão. Vamos entender melhor…

Caso seja uma questão emocional, ou seja, queremos o efeito ansiolítico da camomila, o ideal é usar internamente. Para isso, podemos fazer uso através da infusão (popularmente chamada de chá), tintura, encapsulado, vinho medicinal…

Já para as aplicações externas, por exemplo para os casos de problemas de pele que falamos mais acima, podemos usar a infusão da camomila para aplicar em forma de banhos, compressas, podemos fazer emplastros, cataplasmas, usar o extrato ou óleo essencial (no caso a aromaterapia com a camomila terá usos e indicações diferentes) de camomila, em pomadas, géis, cremes base, e assim por diante.

Tudo sobre a camomila

Se você quiser saber ainda mais sobre a camomila, expliquei ainda mais detalhes neste vídeo aqui:

Se você deseja se aprofundar nas plantas medicinais, conheça nosso curso de Fitoterapia Integrativa Clínica, clicando aqui.

Até o próximo post!

Deixe um comentário

AN