Instituto Naturale

Como tratar refluxo naturalmente

Como tratar refluxo naturalmente?

Será que é possível tratar refluxo naturalmente? O refluxo é um sintoma que acomete muitas pessoas e que muitas vezes traz desconfortos diários. Não é normal conviver com este mal estar. Existem diversas formas de tratar o refluxo de forma natural. Vamos aprender agora:

como tratar refluxo naturalmente
como tratar refluxo naturalmente

O que é refluxo?

O refluxo, ou também, refluxo gastroesofágico (RGE), é uma condição na qual o conteúdo ácido do estômago retorna para o esôfago, o tubo que conecta a boca ao estômago. Normalmente, há uma válvula muscular na junção entre o esôfago e o estômago chamada de esfíncter esofágico inferior, que atua como uma barreira para impedir que o ácido estomacal e os alimentos retornem para o esôfago.

No entanto, em pessoas com refluxo, essa válvula não funciona corretamente, permitindo que o ácido e o conteúdo estomacal subam pelo esôfago.

Sintomas comuns do refluxo

Os sintomas comuns do refluxo incluem azia (uma sensação de queimação no peito), regurgitação de ácido, tosse crônica, dor de garganta, rouquidão e dificuldade para engolir. O refluxo ocasional é normal e pode ser causado por certos alimentos ou bebidas, mas o refluxo crônico e recorrente pode ser um problema de saúde significativo e requer tratamento.

O que causa o refluxo?

O refluxo pode ser causado por diversos fatores, incluindo dieta inadequada, obesidade, gravidez, hérnia de hiato (uma condição na qual uma parte do estômago sobe para o tórax), tabagismo e certos medicamentos. O tratamento do refluxo pode envolver mudanças na dieta, estilo de vida e o uso de medicamentos que reduzem a produção de ácido estomacal. Em casos mais graves, pode ser necessária cirurgia para corrigir a válvula esofágica.

Outro fator que pouca gente fala é que o estresse, também pode ser uma causa do refluxo. É o que sempre falamos dentro das terapias holísticas: um sintomas nunca é igual de pessoa para pessoa, e entender a raiz causadora é o que vai trazer mais efetividade no tratamento.

O estresse crônico pode estimular a produção excessiva de ácido no estômago, e quando o ácido gástrico é produzido em quantidades excessivas, isso aumenta o risco de refluxo gastroesofágico, uma vez que há mais ácido disponível para retroceder no esôfago.

Neste caso, o campo emocional afetou o corpo físico. Isso acontece com muitos sintomas e as plantas medicinais, os óleos essenciais, entre outros elementos naturais, conseguem tratar causa, problema emergente e sintomas secundários ao mesmo tempo.

Hábitos que ajudam evitar o refluxo

Muitas pessoas acreditam que com o diagnóstico do refluxo, nunca irão melhorar e precisam conviver com os sintomas incômodos. No entanto, felizmente, existem diversos hábitos simples para o dia a dia que quando deixados de lado, ou outros adquiridos, ajudam e muito nos sintomas. São eles:

– Eleve sua cama em 15cm para diminuir o efeito da gravidade que colabora com o refluxo. Você pode simplesmente colocar 2 ou 3 livros nos pés da cama, na região da cabeça.

– Evite consumir líquidos e molhos, a noite principalmente. Alimentos líquidos são mais propícios de provocar o refluxo.

– Evite bebida alcoólica, frituras, leite e derivados, açúcares, glúten, refrigerantes e cafeína. Estes alimentos contribuem para o descontrole do esfíncter esofágico, o EEI que desempenha um papel crítico no sistema digestivo, pois atua como uma válvula que controla o fluxo de conteúdo do estômago para o esôfago e vice-versa. e aumentar a produção de ácido no estômago.

– Pratique exercícios físicos. As práticas físicas auxiliam o organismo funcionar bem como um todo, além de colaborar com o processo digestivo.

– Durma do lado esquerdo. Como o esôfago se conecta ao estômago no lado direito, dormir do lado esquerdo pode ajudar.

– Reduza o consumo de cigarro. Fumar pode enfraquecer o EEI que como vimos mais acima é crucial para evitar o refluxo.

– Evite usar roupas apertadas. Roupas apertadas podem pressionar o abdômen, aumentando a probabilidade de refluxo.

Quais melhores plantas medicinais para tratar refluxo?

Existem muitas plantas medicinais dentro da fitoterapia que auxiliam, previnem e tratam o refluxo. São plantas com propriedade anti-inflamatória, digestiva, calmante gástrica, entre outras funções. Vamos conhecer as melhores a seguir:

Algumas plantas e ervas são ótimas aliadas para tratar e aliviar os sintomas de refluxo gastroesofágico, além de ajudar na digestão.

A camomila tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias, por isso consegue acalmar a mucosa esofágica irritada e aliviar a azia.

O gengibre é um super anti-inflamatório e digestivo, que melhora a inflamação no esôfago e melhora o processo digestório.

A hortelã é uma ótima planta para auxiliar problemas digestivos, incluindo o refluxo ácido.

O funcho é usado para aliviar problemas digestivos, incluindo o refluxo.

O alcaçuz tem propriedade anti-inflamatória e por isso ajuda revestir o esôfago, proporcionando alívio do refluxo.

A espinheira-santa é uma das plantas mais conhecidas para tratamento do refluxo, isso por conta de suas propriedades antiácidas e anti-inflamatórias.

Receita natural contra refluxo

Uma receita natural incrível usada como prevenção e tratamento do refluxo leva alguns dos principais alimentos de origem natural que consegue desinflamar o esôfago, acalmar e revestir a mucosa gástrica, e auxiliar na digestão para evitar o surgimento dos sintomas do refluxo. Vamos aprender agora:

suco corta refluxo
suco corta refluxo

Ingredientes:

½ xícara de batata-doce crua

batata doce alivia o refluxo
batata doce alivia o refluxo

1/2 maçã com casca

maçã para acabar com refluxo
maçã para acabar com refluxo

1 folha de couve inteira, com talo e tudo

couve para cortar o refluxo
couve para cortar o refluxo

1 colher de chá de gengibre picado

gengibre ajuda o refluxo?
gengibre ajuda o refluxo?

300 ml de água

beber água combate refluxo?
beber água combate refluxo?

Agora é só bater no liquidificador, coar e tomar preferencialmente de estômago vazio pela manhã.

Se você puder tomar em jejum é melhor, porque de estômago vazio, o suco terá mais contato com a mucosa e poderá agir com maior potência.

No caso de gastrite, refluxo e azia mais severos, o suco pode ser tomado até duas vezes por dia.

Dependendo do caso e da gravidade do problema, algumas pessoas podem ter resultados em uma semana, outras precisarão de 30 dias.

Mas, a minha sugestão é o uso do suco por pelo menos 15 dias, todo dia.

Ensinei todo passo a passo com mais detalhes no vídeo do youtube:

https://youtu.be/4U87oOF6CtY

Espero que te ajude.

Até o próximo post!

Deixe um comentário

AN