Instituto Naturale

Óleos essenciais calmantes para ansiedade: como usar

Óleos essenciais calmantes para ansiedade: como usar

Você conhece os óleos essenciais calmantes para ansiedade e como usar? Vamos ver hoje 3 óleos essenciais usados para o tratamento de casos de ansiedade e como você deve usá-los para atuar no campo emocional.

O que são óleos essenciais para ansiedade?

Óleos essenciais são substâncias naturais ricas em componentes químicos com propriedades terapêuticas. Muitos óleos essenciais têm dentre suas propriedades a ação calmante, relaxante e sedativa que são usadas no tratamento da ansiedade.

Nem todo óleo essencial serve para o tratamento de ansiedade, muitos têm químicos com ação terapêutica estimulante, energizante, entre outras, que não serão indicadas para os casos de ansiedade.

Já outros óleos essenciais, contém os químicos que atuam suprimindo o sistema nervoso, e aliviando os sintomas secundários da ansiedade.

Falamos mais sobre o que são os óleos essenciais aqui.

Quais são os melhores óleos essenciais para ansiedade?

Depende muito do caso. Nem toda ansiedade é igual entre as pessoas. Existem casos mais leves, outros mais intensos. Existem pessoas que sofrem com a ansiedade crônica, outros estão passando por um momento que os deixa mais ansiosos. A ansiedade pode ter sintomas e causas diversos…é aí que devemos aplicar uma anamnese para entender o caso e selecionar os melhores.

Alguns que indico são de lavanda verdadeira, ylang ylang, bergamota, laranja doce, capim-limão, gerânio…

Como aplicar a aromaterapia nas emoções?

O ideal para atingir nossas emoções e tratar a ansiedade é usar os óleos essenciais na via inalatória, ou seja, usar o olfato. Mas, como isso acontece? Só de cheirar nossas emoções podem ser afetadas? Exatamente, e vou te explicar melhor:

Ao atingir as cavidades nasais, o aroma do óleo essencial, que na verdade são os químicos terapêuticos aromáticos, adentram nosso cérebro e atingem áreas responsáveis pelo controle de nossos impulsos e emoções, como por exemplo o sistema límbico.

Aqui neste vídeo expliquei melhor e detalhei como você deve usar os óleos essenciais nestes casos:

Agora que você já sabe um pouco mais sobre aromaterapia no tratamento de ansiedade, conheça nossa formação em Aromaterapia Integrativa Clínica para se aprofundar no assunto e ainda poder trabalhar nesta área cada vez mais crescente.

Um beijo e até a próxima!

Deixe um comentário

AN