Instituto Naturale

O que são plantas medicinais? Definição de planta medicinal

O que são plantas medicinais?

Plantas medicinais são espécies vegetais, utilizadas com propósitos terapêuticos, que possuem princípios ativos, ou seja, substâncias que apresentam ação farmacológica (ação de induzir algum tipo de resposta do organismo ao tratamento).

O que são plantas medicinais
Plantas medicinais

Qual é a definição de planta medicinal?

Segundo a OMS, planta medicinal é “[…] todo e qualquer vegetal que possui, em um ou mais órgãos, substâncias que podem ser utilizadas com fins terapêuticos (prevenir, aliviar, curar ou modificar um processo fisiológico normal ou patológico), ou como fonte de fármacos ou de seus precursores”.

Toda planta é medicinal?

Existem plantas apenas ornamentais, plantas medicinais, plantas tóxicas…na fitoterapia usaremos apenas das plantas já estudadas por seus efeitos terapêuticos e com segurança comprovada.

A diferença das plantas não medicinais, para as que são úteis na fitoterapia, é que as plantas com propriedade medicinal possuem metabolismo secundário.

Uma característica comum dos seres vivos é a atividade metabólica. Nas plantas, o metabolismo se divide em dois: primário e secundário.

O metabolismo primário dá origem a aminoácidos, vitaminas, ácidos graxos, carboidratos, lipídeos, proteínas, ácidos nucleicos, etc. Eles são responsáveis essencialmente pela vida da planta, desempenhando a fotossíntese, a respiração e o transporte de substâncias.

Já o metabolismo secundário, dá origem as substâncias essenciais para a adaptação das plantas à temperatura, quantidade de água disponível, exposição à luz solar e nutrientes presentes do solo, para auto defesa, proteção de patógenos/ microrganismos causadores de doenças (ação antifúngica, antibacteriana, antiviral), para a competição entre plantas e para sua perpetuação atraindo agentes polinizadores.

Os metabólitos secundários são de extrema importância, pois, além de protegerem as plantas destes fatores ambientais, é de onde vêm os princípios ativos das plantas medicinais, e inclusive dos óleos essenciais.

Este metabolismo não é necessário para todas plantas, é por isso que, nem toda planta tem ação medicinal.

Se você deseja se aprofundar nas plantas medicinais, conheça nosso curso de Fitoterapia Integrativa Clínica, clicando aqui.

Deixe um comentário

AN